sábado, 31 de março de 2018

Inspector Akane Tsunemori - Vol.1

Fala galera, tudo bem? Um dos meus animes favoritos ganhou um mangá que está sendo vendido pela Panini Comics: Psycho-Pass! 

No mangá, o nome do anime aparece como uma espécie de sub-título.

Descobri que o volume 2 tem previsão de lançamento para a próxima quinta-feira, 5 de abril. Não descobri essa informação pelo site da Panini, e não encontrei o anime no catálogo num primeiro momento, o que eu estranhei, mas eis a razão! O MANGÁ NÃO RECEBEU O NOME DO ANIME, E SIM O DA INVESTIGADORA AKANE TSUNEMORI!!!! Eu estava procurando o mangá na letra "P" da ordem alfabética, quando na verdade deveria procurar na letra "I". E não, o cara da foto não é Akane Tsunemori, é o caçador Shinya Kougami. Essa confusão de capa e nome me lembra das pessoas que acham que Zelda é o loirinho de roupa verde, e neste ponto, acredito que se o nome do mangá é o da investigadora, ainda que não seja necessário que ela apareça em toda capa, que ao menos na primeira isso acontecesse.

Bem, pelo visto serão lançados 6 volumes do mangá, e, embora eu tenha assistido boa parte do anime, vou me ater ao que for revelado a cada volume! Começando pelo primeiro, que nos apresenta a Investigadora Akane Tsunemori e os Caçadores do Departamento de Investigação Criminal da Agência de Segurança Pública e Ministério da Saúde e Bem-Estar. Como estudante de Direito, é interessante ver uma história onde Segurança Pública e Saúde estão intimamente ligadas, levando em conta que no Brasil são analisadas separadamente.

Isto se dá porque a história gira em torno de uma sociedade, cujo crime é prevenido para não ser combatido. Segurança Pública é uma questão de saúde!!! Através do Sistema Sybil, analisa-se o estado mental das pessoas a fim de identificar criminosos latentes. Através de uma análise do seu Psycho-Pass, poder-se-ia apurar que, ainda que um indivíduo não cometesse um crime, viria a cometer no futuro, o que possibilita ao Departamento sua apreensão e tratamento psicológico a fim de restabelecer a saúde  mental.

A Investigadora Akane é apresentada como uma jovem recém saída do colégio, e única qualificada para o cargo de investigadora, em razão das notas e do seu Psycho-Pass. 

Sem dar spoilers (mas dando), me limito à duas informações importantes já reveladas no primeiro mangá: a primeira é que embora considere-se irreversível o quadro de um indivíduo, Akane conseguiu a  reduzir o stress psicológico de uma vítima que sofreu Psicho-Hazard elevado (o stress de um crime torna a vítima ou investigador um criminoso latente), a ponto de mudar o modo de operação do Dominator do tiro letal para paralisante.

Akane demonstra que o Psycho-Hazard pode ser temporário.
Se o nível do Psycho-Hazard é temporário, não necessariamente faz com que o sistema Sybil esteja errado, mas sim que o investigador tem a possibilidade de nem sempre executar a sentença do sistema. O alvo não deixa de ser um criminoso latente, mas talvez a execução não seja necessária, o que mostra uma falha de critérios no oráculo.

A outra, é o próprio conceito de Psycho-Hazard, ou Risco Psicótico, gerado pela insegurança e terror de um crime. A primeira vítima começou com níveis que impossibilitaram a Dominator de disparar em sua direção, e algumas páginas a frente a Dominator ativou o modo execução. É revelado que foi o Psycho-Hazard que fez com que um dos Investigadores se tornar-se um Caçador, e por esta razão Akane a todo momento é aconselhada (mesmo pelos caçadores) a não se envolver demais, e deixar o caso com eles. 



Os traços do desenho são muito bons, mas deixam a desejar em alguns momentos. Se eu não tivesse assistido o anime, algumas cenas seriam difíceis de compreender só pelo mangá. Por outro lado, o desenho não apela para sexualidade, e mesmo para uma riqueza de detalhes. Temos como exemplo, que a cena inicial do estupro da jovem não aparece de forma explícita no mangá, ficando subentendida. 

A história é inteligente! Apresentar e questionar um sistema criminológico que busca criminosos latentes, e a consequência desse sistema na vida das pessoas é genial! Tanto as vítimas quanto os criminosos latentes são pessoas apresentadas sob grande stress psicológico em estar dentro dos padrões regulares do sistema. Isso é apresentado pelas amigas de Akane, que questionam as qualificações dadas pelo Sybil para a vida profissional de cada uma (sim, as profissões são analisadas pelo perfil e Psycho-Pass) e os gastos financeiros para manter o medidor psicológico numa boa média.

Aguardo ansiosamente pelo próximo volume, e pelas novas descobertas!!! O primeiro volume termina com mais um questionamento quando ao Risco Psicótico, apresentando um possível homicida capaz de diminuir o seu Psycho-Pass após a prática do crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daniel e Eclesiastes 11:9-10

 "Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, que Deus lhe pedi...