sábado, 27 de fevereiro de 2021

Não seja hipócrita com a sua salvação (Romanos 6:1-2)

 "Que diremos pois?  Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?

De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?"

_____________________________________

O Palavra nos ensina sobre a suficiência e necessidade do sacrifício de Cristo. Como o Filho de Deus ofereceu o sacrifício definitivo em prol das suas ovelhas, capaz de remir cada pecado, de cada indivíduo, em cada geração até o Seu retorno. Isso implica, inclusive, na segurança do perfeito perdão dos pecados que sequer sabemos que iremos cometer.

Como exemplo desta verdade, Jesus nos é apresentado como aquele que perdoou os pecados cometidos pela mulher adúltera (João 8:11), da mesma forma que perdoou a covardia de Pedro, sabendo de antemão que seria negado por ele (João 21:15-22).

Cristo leva sobre si todos os nossos pecados no momento da crucificação, recebendo em Si mesmo o peso da Ira de Deus que deveria ser despejada individualmente a cada um de nós. O peso da dívida eterna, multiplicado por milhões ou bilhões de cristãos que viriam a entregar sua vida a ele no curso da história. O sofrimento justo de tantas pessoas sendo derramado ao mesmo tempo sobre um único indivíduo!

Nisto compreendemos quando Paulo nos ensina que onde abundou o pecado, a graça foi super abundante! No momento em que o pecado se fez mais presente, sendo todo imputado à um único indivíduo, a graça foi superabundante, derramando o perdão de Deus  pelos séculos dos séculos.

Então um pensamento pode ter surgido na sua mente neste exato momento: Isto quer dizer que não importa o pecado que eu cometerei, jamais perderei a minha salvação! Acredite! Esse pensamento vai surgir na sua mente em diversas ocasiões.

Todos os dias da sua vida você é tentado, e em algumas oportunidades você vai se pegar diante da consciência de que está cometendo um pecado, ou prestes a cometer. É neste momento que você pode trazer a memória a segurança da sua salvação. Você pode pegar-se pensando coisas do tipo "Não importa o que eu farei hoje, Cristo continua me amando."; ou mesmo decidindo pecar com a vã ilusão de que depois você se acerta com Deus. Se esse pensamento tem justificado a maioria das suas ações, eu preciso avisar que você tem sido um hipócrita diante de Deus. 

Você é hipócrita quando sonega impostos, esconde bens e fortunas da Receita Federal, e depois se apresenta diante de Deus com a justificativa que se o país não fosse tão corrupto e desfavorável ao empreendedor você não precisaria agir assim pra conseguir ter mais estabilidade financeira. E no final da noite descansar sabendo que foi perdoado, mas sem nenhuma intenção de regularizar as contas da sua empresa.

Podemos ser hipócritas diante da pornografia, da imoralidade sexual e do adultério, e tirar texto bíblico do contexto para afirmar que "a carne é fraca". E se pegar diante de Deus culpado e justificando alguma solidão, insegurança ou falta de afeto com a qual Satanás teria te tentado, mas ao mesmo tempo cedendo ao pecado, porque sabe da segurança da sua salvação. Você aceita lidar com o sentimento de culpa momentâneo que aquele prazer vai te gerar, mas sabe que os dias vão passar, que o silêncio de Deus vai terminar, e ele graciosamente vai derramar seu amor sobre você novamente! Hipócrita.

Você é hipócrita quando ora por sua igreja, por seus irmãos, por sua família, ou por quem quer que for, e logo após isso os mesmo lábios destilam palavras venenosas e fofoca. Alguém te procura, abre a sua vida, confessa seus pecados e te pede oração e auxílio em secreto. Então você fica afoito com aquela informação, e corre para partilhar com o seu grupo de oração, com sua esposa, melhor amigo, ou quem quer que seja, mesmo sabendo do grande risco daquela informação vazar. E no final da noite você pede perdão e descansa na segurança da sua salvação, tentando dizer a si mesmo que não foi fofoca, mesmo sabendo que quebrou a confiança do seu irmão, ainda que com a "boa intenção de aumentar as orações em favor de um aflito". Então você usa a sua condição de salvo e o seu dever cristão de servo como uma liberalidade para fofocar. Hipocrisia.

Nestas e em outras diversas oportunidades, você está usando a segurança da sua salvação como prerrogativa para se livrar do sentimento de culpa do pecado que você sabe que está cometendo. Você está tentando tomar para si algo que não lhe pertence!

A culpa só pode ser superada diante do verdadeiro arrependimento pelos pecados cometidos. Se não há de fato compreensão do pecado, sentimento de necessidade de mudança, intenção de mudar e principalmente amor por Jesus, é desejável que a culpa nos corroa e ajude a mortificar nossa carne! Ausência de culpa sem arrependimento é como usar Cataflam: você vai se ver livre da dor, mas não da lesão.

O que devemos fazer para não ser hipócritas em nome de Jesus?

Em primeiro lugar, reflita sobre as palavras do sermão de hoje, e tente pensar consigo mesmo se não há questões na sua vida com as quais você tem agido com hipocrisia. Não estou falando dos hipócritas que pregam sobre algo que não vivem, os quais podem muito bem ser apontados por qualquer cristão e pela igreja. A hipocrisia diante da segurança da salvação é um pecado que apenas você pode esquadrinhar.

Quando você adultera, seu irmão vê apenas o adultério. Quando você sonega impostos, seu irmão vê apenas a sonegação. Com todos os pecados é assim! Vemos apenas a ação, porém nunca vemos a intenção. Só você é capaz de saber tentou se livrar da culpa do pecado descansando na segurança da sua salvação. Só você sabe o que pensou na hora da tentação e na hora da consumação. Só você sabe o que fez para tentar dormir tranquilo a noite.

Em segundo lugar, diante da tentação e do pecado, tenha em mente o preço da cruz. Quando você pensar na segurança da sua salvação, pense no alto preço que foi pago para isso. Olhe para Jesus sendo perseguido pelos fariseus, sendo traído por um discípulo que comia à mesa com ele. Pense nele sendo raptado na calada da noite, como um bandido. Lembre que ele foi torturado, escarnecido por soldados, açoitado, humilhado.

Pense na agonia do Getsêmani. Pense em Jesus quase morto e arrastando uma cruz de no mínimo 30kg até o local da sua morte. Pense em seus pulsos e pernas sendo perfurados por pregos, e na gravidade o sufocando lentamente. Pense na tristeza de estar só neste momento, pois todos seus discípulos fugiram. Pense em ver sua mãe em choque contemplando o filho crucificado.

Pense que se Jesus foi capaz disso tudo por você, você também é capaz de vencer o pecado por Ele! Sim, haverão lutas que perderemos, mas não tente justificar que não é capaz de ficar sem pecar a vida toda! Você não precisa da sua vida toda agora, e tudo se restringe a este momento! Vença o pecado diariamente! Peça forças hoje, para vencer os pecados de hoje! É assim que se vive a santificação! UM DIA DE CADA VEZ, TODOS OS DIAS.

Eu sei que na hora o pecado parece mais forte, a vontade irresistível e o prazer indispensável. Mas pense em Jesus, que suportou todo o sofrimento no momento com olhos na eternidade. Ele não focou na dor e ofensa, e sim na glória de ver a sua igreja redimida pela eternidade no Seu sangue! Faça o mesmo! 

Então eu te pergunto: Permaneceremos no pecado, para que a graça seja derramada?

Não? Então não seja hipócrita com a segurança da sua salvação!


Extraída de: https://www.abimaelcosta.com.br/2018/04/quando-hipocrisia-e-mascara-dos-abutres.html


Um comentário:

  1. Excelente pregação, que o Senhor continue a te abençoar em Sua vida e ministério. Graça e paz

    ResponderExcluir

Daniel e Eclesiastes 11:9-10

 "Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, que Deus lhe pedi...