segunda-feira, 1 de março de 2021

O que eu achei do "Manual para evangelismo de crianças"?

 




Maria Esi Boechat Leal: teóloga, pedagoga engajada com a APEC e  formada em Psicanálise Clínica pelo Seminário Teológico Congregacional do Estado do Rio de Janeiro - SETECERJ. Além disso tudo, ampla experiência no trabalho infantil em igrajas, atuando junto ao seu marido dos anos de 1975 a 2011.

Tia Esi se propôs a partilhar conosco um grande compilado de todo conhecimento adquirido no curso da sua história. Uma obra que se propõe a ser uma boa ferramenta em prol da evangelização e ensino de crianças em nossas igrejas! 

O  livro aborda a finalidade do trabalho com crianças, apresentando-as como carentes de Jesus e da salvação. É importante que os pais considerem seus filhos, por menores que sejam, como pecadores, pois os primeiros anos da vida são os melhores para se receber a mensagem. Ademais, uma criança que cresce dentro da igreja está mais protegida de diversas setas do maligno. O livro apresenta o professor bíblico como um evangelista de crianças, apresentando as bases bíblicas do trabalho com crianças.

Em primeiro lugar, a escrita é concisa. Parágrafos constituídos de frases curtas, apresentando o conteúdo em sua maior na forma de listas não numeradas. Essa talvez seja a característica mais marcante do livro, cujo conteúdo se apresenta de forma extremamente organizada e simples.

Trata-se de um verdadeiro manual. Fica evidente a experiência da autora e sua coerência bíblica, pois muitas das informações evidenciam uma pessoa com prática com crianças, sem com isso perder a precisão teológica. Não há contradição entre a teologia e experiências da autora, o que torna a obra segura para aplicação em nossas igrejas.

Podemos seguramente dividir o livro em 3 partes: (1) base bíblica e conselhos iniciais - Capítulos 1 a 4; (2) Sabedoria com trabalho infantil - Capítulos 4 a 7; Ferramentas para classes dominicais - Capítulos 8 e 9.

A sabedoria com trabalho infantil traz diversas dicas, conselhos técnicas para a prática do evangelismo infantil, como tipos de encontro com crianças, classes bíblicas, eventos e atividades que visam alcançar a criança para Cristo, dentro da sua capacidade de compreensão da mensagem. A autora reforça a necessidade de clareza e simplicidade da mensagem, visto que os trabalhos elencados começam a partir dos 2 anos de idade, na classe de maternal.

Considerações finais

É muito bom ver meus irmãos congregacionais produzindo bom material, com a finalidade de edificar nossas igrejas! A obra da Tia Esi nos apresenta a história de uma pessoa perseverando na missão que recebeu de Cristo! Anos e anos, e eu fico imaginando quantos obreiros, presbíteros e pastores tiveram a bênção de ouvir a mensagem do evangelho através dela!

Eu tenho a tendência a me apaixonar pelo trabalho infantil, pois fui alcançado por Cristo já na vida adulta, e quando olho para as crianças da minha igreja, sorridentes e estudando a bíblia, eu penso no quanto eu queria ter crescido aprendendo sobre Jesus!

Desejo que o Senhor levante mais e mais "Tias Esi" dentro de nossas igrejas!

Recomendaria o livro?

Com certeza!

Embora o estilo mais conciso da autora não seja a minha preferência, não deixa de ser bom! É de fácil assimilação pelos nossos professores dominicais, que muitas vezes são extremamente jovens e com pouco tempo para leitura além das suas atividades habituais!

Por ser de fácil consulta e compreensão, se torna uma ferramenta extraordinária para cursos de curta duração e capacitação dos nossos professores! Ademais, tem por detrás toda a base e experiência de alguém que caminhou junto com a APEC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daniel e Eclesiastes 11:9-10

 "Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, que Deus lhe pedi...