terça-feira, 26 de novembro de 2019

Memento Mori



Há algumas semanas eu abri o contato do Whatsapp do nosso irmão Nicolas Viana e dei de cara com o sua frase de status que dizia "Memento mori". Fiquei curioso, e após alguns minutos de pesquisa descobri o significado:

"Lembre-se, você irá morrer!"

O mais interessante foi descobrir que essa frase era proferida durante o Triunfo Romano de um herói de guerra! Na última vez que preguei na minha igreja, ponderei sobre três aspectos da Paixão de Cristo que ressaltam sua majestade: a coroa, a espada e o triunfo.

Neste último ponto, deixei claro que o sofrimento de Cristo no caminho até a Gólgota poderia ser comparado à cerimônia do Triunfo Romano. Cristo naquele momento era o herói de guerra que venceu a morte, e desfilou por Jerusalém vestido do escarlate do seu sangue, levando na cabeça uma coroa de espinhos.

Quando eu preparei o sermão não tinha conhecimento de um outro aspecto do Triunfo Romano! O herói de guerra desfilava acompanhado por alguém que, em meio às comemorações e homenagens, sussurrava constantemente ao seu ouvido "Memento mori"... Lembre-se, você vai morrer!

Assim, o general não perderia de vista que a sua glória era passageira. Talvez durasse algumas gerações, mas ainda assim, a morte teria posto fim ao grande herói! Cedo ou tarde seu brilhantismo ou a força dos seus músculos não existiriam! Aquele homem, como todos os demais, iria morrer!

Mas com o Senhor Jesus foi diferente! A morte não era o fim da sua glória e poder. Diferente do herói de guerra humano, com Cristo não se ressalta "Você irá morrer!", mas sim "Ressuscitou! Ele vive!"

Enquanto o homem é lembrado que sua vida e conquistas são passageiras, Cristo verá o fruto do Seu penoso trabalho e se alegrará eternamente! Ele reina triunfante pela eternidade! E por esta razão somos lembrados diariamente que Ele voltará para buscar aos seus!

Memento quod et revertetur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daniel e Eclesiastes 11:9-10

 "Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, que Deus lhe pedi...