segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Evangelho de Temporada: Como o Carnaval desperta o zelo que falta o ano todo.

Não, eu não vou defender cristãos que neste momento estejam em alguma festinha de carnaval de bairro, ou em algum grande bloco. Já deixo claro meu posicionamento: UM CRISTÃO NÃO FESTEJA CARNAVAL.



Entretanto, refleti bastante nessa minha posição (que é a de outras milhares de pessoas) por uma nova perspectiva! O feed de notícias do meu Facebook tem algumas postagens e tirinhas sobre quem estar no carnaval não ser cristão (e eu mesmo postei uma delas), e parei para pensar até que ponto isso é coerente.

Comecei a refletir sobre o que chamo "Evangelho de Temporada", que é a proclamação de condutas cristãs que o próprio denunciador não aplica durante todo o resto do ano. 

A grande questão a refletir, é se tudo que a gente critica no carnaval, de certa forma nós mesmos não praticamos no nosso dia a dia.

"Já por carta vos tenho escrito, que não vos associeis com os que se prostituem;
Isto não quer dizer absolutamente com os devassos deste mundo, ou com os avarentos, ou com os roubadores, ou com os idólatras; porque então vos seria necessário sair do mundo.
Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com o tal nem ainda comais"
1 Coríntios 5:9,11

Denuncia-se o uso de fantasias com o intuito de atrair a atenção dos outros e mascarar sua verdadeira identidade. Mas nós mesmos não temos nas fileiras das nossas igrejas gente que se fantasia de "crente" diariamente e pratica coisas ainda piores do que pessoas que não tiveram contato com o Evangelho? Sim, Paulo denunciou isso na igreja de Corinto, e a situação ainda não mudou! Temos gente que diz "Senhor, Senhor" sem de fato o ter conhecido, seja para ser adorado por outros, seja para que os outros não vejam o tamanho das suas iniquidades!

Denuncia-se a "pegação" durante a temporada de Carnaval, mas temos jovens na igreja que fazem pegação o ano todo, as vezes descaradamente, as vezes até mesmo com a chancela da família e/ou comunidade de fé. Como? Simples: Aquele jovem que namora muito e, apenas depois de começar a namorar, descobre não ser "a vontade de Deus"! E isso se repete.... e se sucede... e se repete de novo... Isso não é um relacionamento passageiro? Esse jovem está errando o alvo, ou simplesmente satisfazendo a vontade de se relacionar com determinada jovem? E sim, isso vale pras meninas também.

Denuncia-se lascívia, concupiscência da carne e dos olhos, imoralidade... Mas não temos também pessoas com olhos maus, desejos pecaminosos e acesso à pornografia? Sim, nós temos! Isso não acontece só no Carnaval!!!

Não estou defendendo e apoiando o que ocorre nessa semana. Apenas levanto a reflexão sobre até que ponto nossas críticas são coerentes! E mais!!! Os que estão pulando Carnaval são os "deste mundo", e pra eles não há uma vontade de Deus para zelar! Estou apenas levantando a questão de que denuncia-se muito o pecado de ímpios durante a semana de Carnaval, e as vezes não fazemos isso com os pecados da igreja (ou do mundo mesmo) durante o resto do ano!!!

Nossa preocupação deve ser sim denunciar os pecados deste mundo, não nos conformando com eles (Romanos 12:2), mas deve ser principalmente mantê-los fora da igreja, como representante visível da igreja invisível! Não adianta dizer pra um homem que tem um cisco no olho dele, se no nosso tem uma trave inteira (Mateus 7:1-5)! 

Que sejamos capazes de ser zelosos, piedosos e denunciadores do pecado durante todo o nosso ano, e não apenas na temporada onde o mundo evidencia que jaz no maligno (1 João 5:19).

3 comentários:

Daniel e Eclesiastes 11:9-10

 "Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, que Deus lhe pedi...