domingo, 12 de março de 2023

Sede meus imitadores - 1 Coríntios 11:1

A primeira frase do capítulo 11 da carta aos Coríntios nos traz um grande ensinamento: é preciso aprender com os exemplos a nossa volta.

Nos capítulos anteriores Paulo havia narrado um pouco da história de Israel, e seus episódios de idolatria e cobiça que se "tornaram exemplos para nós", conforme 1 Coríntios 10:6. Em seguida ele fala sobre a imoralidade, a murmuração, sobre colocar o Senhor à prova, trazendo-as como exemplos de condutas que devem ser monitoradas para que aquele que pensa estar de pé não caia. Ele segue falando sobre liberdade cristã, e como mesmo todas as coisas sendo lícitas, nem todas serem convenientes ou edificantes.

Paulo segue ensinando que é prudente limitar a própria liberdade em benefício da consciência do outro, visando fazer tudo para glória de Deus. Para entender a primeira frase de Paulo no capítulo 11 é preciso compreender a sua última frase no capítulo 10: "assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.

Eu procuro ser agradável a todos, não a mim mesmo.
Sejam meu imitadores
Pois eu sou imitador de Jesus

1º Precisamos imitar Paulo e aprender a colocar o bem estar do outro acima do nosso.

Paulo ensina para a igreja que, embora pudesse comer o que quisesse, falar o que quisesse ou fazer o que quisesse, no fim das contas ele fazia aquilo em que pudesse ser agradável aos seus irmãos, e não a si mesmo. Veja que em momento algum Paulo diz que ser agradável é ser carismático, bajulador ou permissivo. Ele está dizendo que em tudo que ele faz, tenta ser um exemplo que conduz o outro ao caminho da salvação.

Nós de fato temos a liberdade de comer o que quiser, fazer o que quisermos, desde que isso não agrida a moral de Deus. Mas na prática tem coisas que por mais pequenas que sejam, pode ferir a consciência do outro, e nesse caso, devemos colocar o bem estar do outro acima do nosso. Se eu acredito que fazer uma tatuagem não seja pecado, mas meus pais acreditam que seja, eu não vou fazer uma tatuagem e agredir a consciência cristã deles. 

Seja assistir um filme de terror ou suspense; praticar uma determinada atividade física; consumir uma determinada bebida ou alimento... Tudo aquilo no que eu puder ferir a consciência do outro deve ser evitado, ao menos temporariamente. É preciso tomar cuidado que, se algo para você é tão importante que o bem estar das pessoas a sua volta não importa, talvez você esteja se tornando extremamente orgulhoso, ou essa coisa já se tornou um ídolo no seu coração.

Colocar o bem estar do outro acima do nosso não diz respeito apenas àquilo que você deixa de fazer, mas também àquilo que você faz intencionalmente, porque sabe que a outra pessoa precisa. Tem gente que é mais introspectiva, mais solitária, e às vezes precisa ser mais expansiva e sociável para poder estar com quem precisa disso. É se colocar a disposição para o bem estar do outro, mesmo que isso signifique lutar contra suas próprias limitações e seguranças.

2º É importante agir como Paulo e não tentar se colocar como exemplo do outro por nossos próprios méritos, mas naquilo em que nós tentamos ser iguais a Jesus. 

Paulo não exige que a igreja seja sua imitadora porque ele era um cara legal, muito inteligente e moral. A justificativa dele para ser imitado não leva em consideração suas próprias qualidades (e ele tinha muitas), mas no fato de que ele era imitador de Cristo. Ele não queria ser imitado em eloquência, conhecimento, erudição ou coisas do tipo. Ele queria ser imitado no fato de imitar Jesus. 

Paulo nos ensina que devemos desejar que as pessoas aprendam conosco e vejam Jesus Cristo através de nós. Devemos ansiar que, se um dia alguém diga "Aprendi com você", seja em relação a algo que a deixe mais parecida com o Senhor Jesus. Precisamos não apenas aprender com os bons exemplos das pessoas a nossa volta, mas principalmente aprender com os exemplos que nos aproximam de Deus.

Precisamos aprender com o próprio Jesus Cristo, que foi o maior exemplo de como o homem deve ser para agradar a Deus, pois Ele mesmo se faz carne para nos ensinar pessoalmente. Jesus nos ensinou o que é amor de verdade, misericórdia, alegria, e acima de tudo, o verdadeiro caminho em direção ao relacionamento com Deus. Ele nos ensinou como amar de verdade, e a quem amar de verdade.

Quer maior exemplo de doação ao próximo do que o próprio Senhor Jesus entregando a Si mesmo na cruz do Calvário? Quer maior exemplo de misericórdia do que a que ele dispensou a Maria Madalena? Quer maior exemplo de compaixão do que ele teve pela mulher do fluxo de sangue, pelos leprosos e outras centenas ou milhares de pessoas que Ele curou? O próprio Jesus, sendo Deus, se dispôs a caminhar como homem para fazer a vontade do Pai e salvar a cada um de nós, por mais doloroso que isso fosse.

Sendo imitadores de Paulo, devemos imitar ele inclusive em ser imitador de Jesus, do qual se diz em Filipenses 2:3-8:

Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere ou outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.

3º Precisamos imitar Jesus Cristo e aprender a colocar a vontade de Deus acima da nossa.

Sendo imitadores de Cristo, devemos buscar a vontade de Deus acima da nossa. Pai, Filho e Espírito Santo partilhavam desde a eternidade um plano salvífico para o pecado do homem, no qual o Filho se entregava pelos homens, o Espírito Santo os convencia das suas obras más e da salvação concedida pelo Filho, e o Pai recebia como filhos todos aqueles que cressem. 

O nosso Senhor Jesus, mesmo sendo Deus, e tendo todo poder e majestade para simplesmente não fazer nada por nós, decidiu se entregar, e foi fiel até o fim, colocando a vontade do Pai, Filho e Espírito Santo acima da dele, em toda a sua humanidade e sofrimento que vivia naquele momento. Ele não abriu mão de sofrer na cruz, Ele não afastou a dor que estava sentindo com as Suas palavras, assim como era capaz de expulsar demônios. Ele não aceitou o desafio de Satanás e transformou pão em pedra. Ele não aceitou o desafio dos homens e tentou comprovar ser o Filho de Deus descendo da cruz. Ele cumpriu TODA a vontade de Deus para salvação dos homens, em cada detalhe, em cada momento. Naquilo que era agradável, como também naquilo que era doloroso.

Concluindo...

Entenda que na vida você vai se deparar com situações nas quais terá que escolher fazer aquilo que aparentemente te faria mais feliz e que você compreende como certo; ou escolher aquilo que não vai te beneficiar diretamente, mas vai ser bom para as pessoas a sua volta. Vai ser bom não porque vai dar aos outros o que eles querem, pois dizer não também é desagradável para nós, porém necessário.

Vai ser bom porque aquilo que você está fazendo ou deixando de fazer aproxima a pessoa de Jesus. 

Desejo que você busque para sua vida que as pessoas olhem para você e vejam a Jesus Cristo. 

Que outros possam te imitar, sabendo que você imita Jesus.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daniel e Eclesiastes 11:9-10

 "Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, que Deus lhe pedi...