domingo, 19 de fevereiro de 2023

Buscando o Reino de Deus

PELAS PARÁBOLAS DE JESUS, O QUE É O REINO DE DEUS?

Mateus 13: 24 - Ao homem que semeia a boa semente no campo, e junto com o trigo cresce joio: o Reino de Deus é a igreja verdadeira, que será revelada apenas no fim dos tempos. Tanto o joio como o trigo tinham aparência semelhante nos seus primeiros estágios de crescimento. Quando a diferença era percebida, já se tornava inviável remover o joio sem danificar o trigo, pois a raiz de ambos estava entrelaçada. Portanto, o Reino de Deus é a igreja que hoje persevera e sobrevive ao joio roubando seus nutrientes; e será evidenciada em toda a sua glória no momento da colheita, onde será separada do joio definitivamente.

Mateus 13:31-32 - Semelhante ao grão de mostarda: a história do povo de Deus começou  aparentemente pequena. É a história da promessa feita à um único homem, no qual todas as famílias na terra seriam benditas (Gênesis 12); é a história de um bebezinho numa mangedoura que muda a vida de milhares de pessoas; é a história de cada pequeno mártir, como Estêvão, cujo testemunho faz crescer a igreja. O Reino de Deus é a história de um único homem se sacrificando para que incontáveis outros homens pudessem ter acesso ao Senhor de maneira direta.

Mateus 13:33 - O fermento que leveda tudo: mesmo que o Reino de Deus comece pequeno, o seu impacto é gigantesco e se aplica a todas as coisas. 

O QUE É BUSCAR O REINO DE DEUS

1 - BUSCAR O REINO DE DEUS É BUSCAR O REI - 1 Timóteo 1:17

Jesus Cristo sempre nos foi apresentado como o Rei dos Reis, e mesmo no seu momento de maior sofrimento, ele não perdeu a Sua Soberania. Um reino só existe se houver um rei a ser servido e do qual os servos recebem proteção e benefícios; e ao qual se oferece serviço e fidelidade. 

Portanto, buscar o Reino de Deus é buscar o próprio Jesus Cristo na sua vida.

2 - BUSCAR O REINO DE DEUS É BUSCAR A IGREJA - Lucas 17:20-21; 1 Timóteo 1:16

Paulo nos ensina em sua carta aos Romanos, no capítulo 17:17-19, que o Reino de Deus está diretamente ligado à Igreja, que biblicamente, sempre foi a representante visível do Reino invisível. Se o Reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito, necessariamente o Reino de Deus está presente na existência da igreja e da comunhão entre os santos. O Espírito Santo é o consolador da igreja até que Jesus volte, de forma que não se fala de Reino de Deus a despeito da Igreja.

Onde a igreja está presente, o Reino está presente, como fora dito que o reino de Deus "está dentre vós", ou seja, presente no meio daqueles que o buscam: a igreja de Cristo. Tudo aquilo que se espera do Reino Vindouro pode ser desfrutado em menor grau pela igreja de hoje: amor, paz, alegria, misericórdia, justiça, comunhão com o Senhor e adoração com os santos.

3 - BUSCAR O REINO DE DEUS É AGORA -  Salmo 10:16; Salmo 145:13

O Reino de Deus é eterno: declaramos que Cristo não se tornará o Rei apenas no fim dos tempos, mas que Ele reina sobre todas as coisas no tempo presente. Um ponto de destaque se dá pelo esclarecimento de que a vida eterna não é outra vida, mas a vida presente, ressurreta na vida de Cristo. A vida eterna é a nossa vida projetada para a eternidade, sem descontinuidade desta existência para a que está por vir. Buscar o Reino de Deus é servir a Deus e se relacionar com ele totalmente no tempo presente.

É por isso que Jesus, em Mateus 6:33, convida os homens a buscarem primeiro o Reino de Deus, na fé é convicção que todo o mais necessário seria acrescentado. Jesus não diz as pessoas que não precisarão mais comer, ou beber, ou se vestir, como se o Reino de Deus anulasse essas coisas futuramente. Ele diz para as pessoas viverem o Reino de Deus primeiro, e que essas coisas seriam acrescentadas, embora não fossem as mais importantes. 

4 - BUSCAR O REINO DE DEUS É VIVER A ESPERANÇA DAS COISAS QUE AINDA ESTÃO POR VIR - Daniel 7:13-14; Apocalipse 21

O Reino de Deus está presente onde a igreja está presente, ao mesmo tempo em que há bençãos do Reino e a própria presença do Rei guardados para nós na completude do plano da salvação. A própria mensagem da salvação traz a doce expectativa do fim do pecado, renovação da criação e ressurreição de todos os filhos de Deus de maneira glorificada - 1 Coríntios 15:12-20.

Buscar o Reino de Deus é viver diligente, aguardando as promessas de Jesus para nossa vida. É permanecer vigilante, com os olhos no alto. É renovar as nossas forças para vencer o pecado, cientes que um dia ele não vai mais fazer parte da nossa vida. É poder enxugar as lágrimas, sabendo que um dia só derrubaremos elas por razões de alegria, e não mais de sofrimento.

 5 - BUSCAR O REINO DE DEUS É BUSCAR JUSTIÇA SOCIAL 

Deus na Sua Palavra sempre demonstrou Sua preocupação com os necessitados e hipossuficientes. Vimos anteriormente que o Reino de Deus começa pequeno e muda tudo a sua volta. Isso também ocorre através da prática da justiça social. Um pequeno gesto contra a desigualdade e sofrimento do nosso próximo por si só gera um grande impacto na vida da pessoa auxiliada. A história de mudança nem sempre vai começar com pregações impactantes que convertem milhares de pessoas, mas pode começar com pequenas atitudes que evidenciem o amor a Deus e ao próximo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daniel e Eclesiastes 11:9-10

 "Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, que Deus lhe pedi...