quarta-feira, 9 de maio de 2018

Nossos jovens são os mais desonestos e criminosos de todos os tempos

O QUADRO BRASILEIRO DA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS

É muito triste para mim precisar escrever este artigo.  Há pessoas que têm prazer na leitura, e outras na escrita. Estou nesse último grupo. É desafiante construir uma frase capaz de dizer tudo que você quer expressar, e as vezes uma frase que deixe tudo nas entrelinhas, de acordo com a sua vontade. Não é fácil se fazer inteligível para as outras pessoas, levá-las a compreender seu ponto de vista, que as vezes só vai ficar claro no final de todo um texto bem elaborado.

A história das pessoas é feita das palavras que sobreviveram ao tempo. Um discurso sobre um sonho inspirou pessoas oprimidas a não desistirem, a pena e tinteiro já libertaram ou mataram mais homens do que espadas. A própria existência de tudo a nossa volta se deu por palavras; se deu pelo Verbo. As ideias de uma pessoa têm muito a dizer sobre ela, e, quando postas em papel ou divulgadas por qualquer outro meio, o objetivo é ser ouvido pelos outros. Mas isso é feito sem abrir mão da individualidade dos nossos escritórios, estúdios, quartos, poltronas, cafeterias e demais espaços criativos; dos nossos cadernos, tablets, computadores, violões, telas de pintura, câmeras e redes sociais; das nossas inspirações, nossas motivações, do objeto do nosso amor declarado, da nossa revolta ou do nosso protesto. O direito autoral de uma pessoa é a própria pessoa.

Eu amo assistir vídeos no YouTube, e acompanhei recentemente nos canais que inscrevi a notícia de que os youtubers Mateus Hwang e Satty (Canal Pense Geek) estavam sendo acusados de plagiar vídeos de outros canais. No primeiro caso, o youtuber Botão Select comprovou que os vídeos no qual o Mateus diz estar tocando, são na verdade vídeos de outros canais que não são famosos, e logo desconhecidos da maioria. No segundo caso, a youtuber Satty traduzia os vídeos de conteúdo pop e de animes e mangás de canais estrangeiros como se fossem criação intelectual dela. 

O Mother's Basement, uma das vítimas da moça tomou conhecimento através dos seus fãs de que  havia uma youtuber brasileira plagiando o conteúdo dele, e ao comprovar o crime, postou um vídeo em seu canal confrontando os conteúdos dela com o dele e de outros três youtubers, provando que, mais do que inspirar-se nos vídeos dele, ela os copiava: mesmos temas, mesma ordem de apresentação dos tópicos, mesmas palavras (e até piadas!) e até mesmo as imagens de capa do vídeo eram iguais!!! No primeiro caso, o rapaz desculpou-se pelo que fez. Já no segundo caso, a Satty negou o plágio mesmo com todas as provas, e logo depois excluiu todas as suas redes sociais.

Ontem tive acesso ao vídeo do Zelune no qual ele nos mostra que o plágio de conteúdo de canais no YouTube é muito pequeno diante da hipótese apresentada por ele, qual seja, o plágio de conteúdo de redes sociais pelo Otariano. Conforme ele demonstra, o responsável pelos perfis do Otariano usou mecanismos para adquirir seguidores para suas redes, a fim de obter maior alcance, e sempre que via uma postagem que considerava interessante e atraente, copiava e postava como se fosse de sua autoria. O ato era seguido do bloqueio do perfil copiado, para que a pessoa jamais percebesse que fora plagiada, o que não impedia o Otariano de continuar vendo e copiando a pessoa sem o seu conhecimento. Por essa razão o youtuber começou uma campanha incentivando seus seguidores a denunciar o caso para as plataformas responsáveis pelas redes sociais nas quais o Otariano atua.

Infelizmente tal prática não se restringe apenas ao conteúdo de canais de vídeos e redes sociais, como também na área acadêmica (escolas e universidades), e nas plataformas como o próprio Blogger. Neste último caso temos por exemplo, duas páginas diferentes que deram a mesma resposta para uma pergunta, com uma copiando inclusive os erros de escrita da outra! É o caso do Diário de Biologia e o blog do Angelo Branco. Tentei neste caso denunciar, mas tudo que pude fazer foi contatar a autora do conteúdo, visto que as políticas não permitem que terceiro denuncie a ocorrência de plágio, o que para mim não faz sentido!

QUEM SÃO E O QUE ESTÃO GANHANDO DE NÓS

Ficou claro para você o padrão acima? Quem está fazendo essas coisas são os jovens! A geração de 1990 e 2000!!! Uma geração com jovens que não entendem conceitos básicos como personalidade, moralidade, ética e propriedade! É por isso que afirmo que somos a geração mais criminosa e sem criatividade de todos os tempos. 

Antigamente quando alguém tentava tirar vantagem de outras pessoas, era taxado de malandro e 171, que é uma alusão ao artigo do Código Penal referente ao crime de estelionato. Atualmente podemos chamar essa galera mais malandra de 184, porque deixou de tentar obter vantagem ilícita enganando os outros e passou a violar direitos autorais, copiando, mesmo que parcialmente o conteúdo dos outros, da forma prevista no Código Penal. Quando o Chacrinha adaptou a frase de Antoine Lavoisier e disse que nada se cria e tudo se copia os caras levaram a sério! Estamos vendo que não se trata de inspirar-se no conteúdo do outro: é roubo descarado! Os caras tem preguiça de ler, reter o que é bom e por nas próprias palavras de acordo com aquilo que você aprendeu e quer passar para os outros! Não! Eles querem conteúdo bem feito, e rápido! Eles querem pegar o que tem de melhor dos outros e tomarem posse com a finalidade de lucrar com os anúncios!

Nesse ponto, é interessante deixar claro que a propriedade intelectual de uma pessoa é ao mesmo tempo um direito de sua personalidade e seu patrimônio! Olhamos para uma obra e vemos nela o seu autor! Cada palavra, cada traço, cor, nota musical, estilo de escrita... Tudo isso é a própria pessoa! Muitas vezes escrever se torna uma atividade assustadora para mim, porque eu olho pro papel em pontos que não gosto de admitir nem para mim e acabo dizendo "Infelizmente isto aqui sou eu.". Quanta coisa produzi e joguei fora porque sabia que ia revelar mais que uma obra textual. Sabia que revelaria a mim mesmo de uma forma que não me permito fazer a qualquer pessoa!

"Ser ou não ser" é Shakespeare; Abaporu é Tarsila do Amaral; "O Estado sou eu" é Luis XIV; Pecadores nas Mãos de Um Deus Irado é Jonathan Edwards! Entendeu onde quero chegar? O conteúdo vai além do que se escreve, o conteúdo é quem se é!

E para muitos o que se produz é também o que se come. Ainda não tive a felicidade de ser pago para escrever e nem consegui lançar um dos meus livros, mas boa parte dessa galera roubada vive do seu conteúdo! Para um youtuber, produzir um conteúdo de qualidade significa ser visto e reconhecido, e consequentemente atrair a atenção de empresas querendo anunciar seus produtos, pois sabem que a propaganda de fato será vista por um público alvo mais preciso, diferente do que ocorre com a propaganda de televisão! Os custos para propaganda em rede são muito menores! O exemplo dos perfis do Otariano, por exemplo, é a diferença de uma empresa procurar a mim e procurar a ele para pagar por um anúncio! No caso dos youtubers é ganhar dinheiro com o suor alheio, ainda mais quando seu canal tem milhares de seguidores a mais do que aquele que você roubou! No YouTube você precisa de visualizações para monetizar seus vídeos, e é muito errado querer fazer isso se aproveitando do esforço de outrem, sem ao menos fazer alusão ao canal plagiado, para que este tenha a possibilidade de ter seus vídeos assistidos e monetizados também! Assim, outras pessoas podem estar ganhando dinheiro pelo seu conteúdo no seu lugar!

Plágio é crime, é dizer que criou algo que já existia. A palavra tem origem do grego, plagios, que era o descaminho de escravos, e no direito romano englobava a venda fraudulenta dos mesmos! Atualmente, plágio é a venda fraudulenta de conteúdo de outrem!!!

Propriedade intelectual é um direito, um bem a ser preservado e protegido pelo Estado, de forma que o artigo 5º, XXVII e XXVIII da Constituição prevê como direito exclusivo do seu autor! Razão pela qual foi editada a Lei nº 9610, de 19.2.1998 (Lei de Direitos Autorais). Razão pela qual há um crime previsto no artigo 184 do Código Penal!!!

Infelizmente tenho visto que essa nossa juventude não tem nenhum respeito pelo que é do outro. É descaradamente criminosa, e ainda se vitimiza quando confrontada com essa realidade. Logo que exposto por seu crime, o ídolo faz um apelo para sua legião de seguidores virtuais que passam a hostilizar a vítima!!! 

Em contrapartida, sejamos também sensatos para não hostilizar ao culpado além do que a moralidade permite. Infelizmente acompanhei esses plagiadores serem vítimas de muitos insultos e palavras infames, que excederam até a razão da ofensa, e que a ela nada diziam respeito! Cuidado com seu excesso de justiça para não se tornar você o criminoso! Injúria, calúnia, difamação e constrangimento ilegal também são crimes!

Infelizmente não produzo conteúdo de imagem, e essa foi a única sem direitos autorais.


SAIBA MAIS SOBRE O TEMA


Até mesmo para que eu não seja acusado de plagiar conteúdo, faço questão de apresentar todo o material intelectual usado para escrever esse artigo. A investigação dos casos de plágio não foram feitas por mim, e sim pelos produtores de conteúdo abaixo, através dos quais tomei conhecimento do problema! Vale a pena dar uma olhada!

Veja o vídeo do canal Botão Select, onde ele demonstra o plágio em vídeos do Mateus Hwang: https://www.youtube.com/watch?v=IOzyI1ZVwls

Veja o vídeo no qual o youtuber Mother's Basemente prova que a Satty do Pense Geek roubou seu conteúdo: https://www.youtube.com/watch?v=4QN-ahNDLfI&t=640s

Sobre o plágio de conteúdo das redes sociais, assista ao vídeo de Zelune onde fala sobre os perfis do Otariano: https://www.youtube.com/watch?v=PhYdEzFWjXU&t=2s

Sobre o plágio de conteúdo textual, compare a postagem de:  http://diariodebiologia.com/2011/05/feijao-milho-inteiros-coco-fezes/ com a de: http://www.angelobranco.com.br/2011/05/por-que-feijao-e-milho-saem-inteiros-no.html

Sobre os crimes autorais:

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=11057
https://stj.jusbrasil.com.br/noticias/3174944/plagio-quando-a-copia-vira-crime

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Daniel e Eclesiastes 11:9-10

 "Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, que Deus lhe pedi...