A
IGREJA DISCIPULADORA
Marra, Cláudio. A
Igreja Discipuladora: Orientações da Bíblia e da História para cumprimento de
nossa missão. Editora Cultura Cristã.
O
livro aborda a educação cristã através de fundamentos bíblicos e históricos. O
autor inicia a obra através de uma analise da educação cristã no curso da
história da igreja, desde o tempo do Antigo Testamento, passando pelo
apostolado de Jesus, e a igreja até o Século XVIII, ressaltando o fato de que o
ensino teológico e formação de professores sempre foi um problema,
independentemente da denominação a ser analisada.
A
segunda parte do livro aborda o tratamento bíblico ao tema. Uma analise inicial
do tema apresenta a educação cristã como uma responsabilidade dos pais, que
deveriam ensinar a Lei e obra do Senhor. É importante ressaltar que não há
qualquer prescrição de forma de ensino, e sim o incentivo de que todo momento
fosse uma oportunidade de ensinar, seja pela leitura da lei, demonstração dos
memoriais (como as colunas e altares) ou pelas cerimônias, recursos pedagógicos
para que as gerações futuras fossem capazes de conhecer ao Senhor.
O
exemplo do Senhor Jesus Cristo e do apóstolo Paulo são apresentados no tocante
ao caráter discipulador da igreja. Os apóstolos e Timóteo, mais do que
ensinados teologicamente, foram discipulados e incitados a ensinar também.
Cristo tinha o cuidado de ensinar as multidões, mas principalmente de caminhar
com seus discípulos, preparando-os para dar continuidade à pregação. Mais do
que o querigma, Cristo apresenta a necessidade de fazer discípulo ao caminhar
junto, conhecendo e dando-se a conhecer. Mais do que o ensino, era permitido
aos discípulos a pratica daquilo que o Senhor dava a conhecer. O tratamento
dispensado a Timóteo por Paulo não apresenta qualquer diferença, uma vez que
caminhando com Paulo, por vezes o discípulo era enviado para as igrejas com a
finalidade de ensinar.
Fica
evidente que, embora parte do ensino fosse realizado pelos mestres, assim como
Jesus o foi, o ensino pelos pais ainda deveria existir, de forma que Timóteo é
um dos judeus cuja família possivelmente preservou esta pratica, sendo ensinado
acerca das Escrituras por sua mãe e sua avó.
O
autor ressalta o erro da igreja de colocar o discipulado como tarefa de segundo
plano, focando no imperativo “Ide”, sem atentar, entretanto, que o verbo
principal é o discipular, ir fazer discípulos, os quais seriam batizados e
ensinados. Outro erro da igreja, baseado nos ensinos bíblicos apresentados,
seria separar evangelização, missões e educação cristã, cabendo ao pastor
definir sua preferência pastoral.
A
terceira parte do livro aborda o ministério de Richard Baxter, a fim de trazer
princípios e praticas salutares que a igreja deveria seguir. Uma vez que o
discipulado é a prioridade da grande comissão, Baxter apresenta um modelo de praxe
pastoral que valoriza a pregação pessoal e individual, com a finalidade de
fazer discípulos. Da mesma forma, seu ministério valorizou a atuação pastoral
na formação de novos professores que dariam continuidade a tarefa de ensino. O
seu sistema de visitação dos lares permitia a pregação consonante ao nível de
conhecimento e maturidade espiritual dos membros de cada família, através do
estudo dos catecismos ou sermões pregados no domingo anterior.
Também
é ressaltada a necessidade do pastor estar atento aos possíveis discipuladores
no meio do rebanho, indicando parâmetros para sua seleção, entre eles
conhecimento e amor pela Palavra bem como uma vida de piedade. Cumpre ressaltar
a critica que o autor faz ao modelo de liderança eclesiástico caracterizado
pela existência de um pastor-mestre para uma congregação inteira, ressaltando
que a igreja deve possuir um sistema de pluralidade de pastores, tantos quanto
necessários para assegurar que todo o rebanho será auxiliado e discipulado.
Conclui-se
que os princípios bíblicos nas Escrituras, os quais foram aplicados no
ministério de Richard Baxter traz a tona a necessidade de, mais do que pregar
ou meramente ensinar dominicalmente, fazer discípulos, aptos a ensinar e
discipular. Tal prática traz benefícios para a congregação, entre eles a
possibilidade de acompanhar a vida espiritual do rebanho,sendo apontado pelo
autor inclusive a possibilidade de avaliar a possibilidade do membro participar
da eucaristia. A educação cristã deve ser uma prioridade dos pais, e o ensino
da família uma prioridade da igreja.
Pedro
Silva Drumond é acadêmico do primeiro período do Curso de Teologia do Seminário
Teológico Congregacional de Niterói.
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