domingo, 14 de novembro de 2021

Aniversário da Igreja Congregacional de Pedra Bonita


Desejo aos irmãos da Igreja Evangélica Congregacional de Pedra Bonita a  alegria e direcionamento que apenas o Espírito Santo é capaz de nos dar! Parabéns  por mais um ano dedicado ao Senhor Jesus!!!

Quando lemos Romanos 8 estamos diante de uma mensagem emocionante e inspiradora de esperança e paciência. Mas também nos apresenta a certeza de outras coisas que num primeiro momento nos parecem ruins, como oposições, acusações e condenações.

É certo que ao abordar estas coisas, Paulo quer mostrar para igreja que mesmo o seu sofrimento coopera para o bem daqueles que verdadeiramente amam a Deus. Desta forma, a igreja de Cristo deve estar ciente de que foi chamada por Deus, e cada um dos seus membros tem um propósito santo.

Mesmo que as vezes não sejamos capazes de entender, há sim um propósito para nossos dilemas, conflitos e experiências de vida. Todas elas nos conduzem, em vida, para o Senhor da Igreja. Pensando nisso, qual é o propósito dos membros de uma igreja?

Compreender o propósito de uma igreja, é antes de tudo compreender a nossa condição diante do Senhor! Éramos seus inimigos, indignos de nos apresentar diante do Senhor por causa dos nossos pecados. Éramos, por natureza, desobedientes, egoístas e amantes da idolatria.

Os homens caminham dia após dia em direção à destruição e oposição a tudo que vem de Deus, e é santo. A própria natureza sofre as consequências do nosso pecado. Tudo a nossa frente é destrutivo e autodestrutivo. Por vezes nós lemos notícias de crimes tão horrendos e sofrimentos tão intensos, que fazem o mundo lá fora questionar se Deus realmente existe!

Deus, por outro lado, em Sua imensa bondade, decidiu chamar homens, mulheres, crianças e adolescentes para Si, os escolhendo desde a eternidade com um propósito. Esse é o propósito  dos membros de uma igreja: ser a imagem de Jesus Cristo no mundo! 

Nós, a igreja de Cristo, recebemos a maravilhosa missão de pregar sobre a misericórdia de Deus através do Seu Filho Jesus Cristo, o qual é o primogênito de muitos irmãos; o cabeça da igreja; aquele que vem antes de tudo; aquele por meio do qual todas as coisas existem, e sem o qual nada existiria.

A primeira razão que a igreja de Pedra Bonita tem para comemorar seu aniversário, é que o próprio Jesus Cristo a selecionou desde a eternidade para levar a mensagem da cruz pelo bairro de Aldeia da Prata e por todo o mundo! Deve comemorar, pois um dia Deus chamou cada um de vocês, membros da igreja, e deu um propósito abençoado.

Devem comemorar, pois seus pecados foram perdoados e justificados pelo Senhor Jesus Cristo, e hoje caminham em direção ao novo céu e terra, no qual louvará diante do Senhor, sem pecado, mas de maneira glorificada e pura.

Portanto, repito a pergunta do apóstolo: Diante de tudo isso que já falamos, se Deus é por nós, quem será contra nós?

Essa é a segunda razão pela qual devemos comemorar o aniversário da igreja! Pedra Bonita é alvo do amor e proteção do próprio Deus! É o próprio Deus que a sustenta diariamente, protegendo-a e edificando-a. Deus exorta e consola a igreja, e distribui gratuitamente o Seu amor e os Seus dons espirituais!

Deus amou tanto cada membro da Sua igreja, que deu Seu próprio Filho por ela! Fazendo isso, ele nos deu todas as coisas, e a maior delas foi a salvação! A igreja deve comemorar que não há nada mais que ela possa receber de especial, pois todas as coisas já foram dadas para ela gratuitamente e por amor!

A terceira razão pela qual devemos comemorar, é que ela não precisa temer acusações! Ora, irmãos, se o próprio Deus nos considera justos, não importa o que o resto do mundo diga sobre nós! Não devemos temer ser acusados de qualquer coisa quando pregamos e  vivemos a Palavra, pois o único a quem importa temer é o próprio Senhor!

E sendo acusados, se viermos a ser julgados e condenados por tribunais dos homens e pela opinião pública, louvado seja o Senhor!

Cristo nos salvou e nos deu um propósito, é isto  é o que importa para nós! Todos os dias ele olha atentamente para Sua igreja  e intercede junto ao Pai por nós,  de forma que não somos condenados ao inferno por nossos pecados! 

Essa é a quarta razão pela qual devemos comemorar: O Filho de Deus está aqui nesse momento! Ele participa ativamente da vida e atividade da igreja. Ele não está distante de nós, mas está conosco a cada culto e louvor! Ele caminha lado a lado conosco e nos orienta nas nossas decisões! Ele participa ativamente da nossa santificação colocando-se ao lado do Pai e intercedendo pelo nosso bem! 

Por fim, a igreja deve comemorar porque nada a separará do amor de Cristo! Ele morreu  e ressuscitou por nós! Nem mesmo nossos pecados podem nos separar do amor de Deus, pois Ele nos amou e salvou quando ainda éramos Seus inimigos.

Nem nós, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus. Nem mesmo perseguições, ou  fome, ou ameaças e nem mesmo a morte podem nos separar de Jesus e do Seu amor verdadeiro! Em todo contexto possível a igreja de Jesus vai triunfar, crescer e existir, pois a vitória está em Cristo, que já triunfou.

Que a Igreja Congregacional de Pedra Bonita não esqueça jamais que a maior razão pela qual deve comemorar é poder amar e louvar ao Senhor Jesus Cristo!

Pedro Silva Drumond,
Seminarista da Igreja Evangélica Congregacional de Niterói, em atividade na Primeira Igreja Evangélica Congregacional de Marambaia.
 

Um comentário:

Daniel e Eclesiastes 11:9-10

 "Jovem, alegre-se em sua juventude! Aproveite cada momento. Faça tudo que desejar; não perca nada! Lembre-se, porém, que Deus lhe pedi...